A agroindústria familiar se fortalece com os investimentos feitos na construção do Pavilhão da Agricultura Familiar, inaugurado na tarde desta segunda-feira (10), no Parque de Exposições da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A afirmação é do presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, ao destacar "o momento ímpar para a Emater que tem, como desafio, o compromisso de apoiar a agricultura familiar do Rio Grande do Sul".
A inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar ocorreu após a Abertura Oficial da 9a edição da Expodireto Cotrijal, que aconteceu de manhã, com a presença da governadora Yeda Crusius, entre diversas autoridades, políticos e representantes de instituições, cooperativas e prefeituras de toda a região.
A solenidade de inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar contou com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinold Stephanes; do secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado; do presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira; e do presidente da Fetag, Elton Weber.
A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar é parceira da Emater/RS-Ascar na organização e mobilização dos agricultores para a construção do Pavilhão junto ao Parque da Expodireto Cotrijal, ao lado do MDA, da Secretaria Estadual da Agricultura e da própria Cotrijal. Também participaram da inauguração autoridades e representantes de cooperativas e associações de produtores.
O Pavilhão da Agricultura Familiar possui 3 mil metros quadrados e foi construído em 45 dias. "Esta obra é uma conquista e um exemplo de empreendedorismo que fortalece a agroindústria como um importante segmento da agricultura familiar", observa o presidente da Emater/RS, ao analisar a diversidade de produtos que estão sendo comercializados no espaço. Mais de 100 agroindústrias do Estado estão representadas no Pavilhão, sendo 57 estandes de produtos alimentícios e outros 30 estandes de artesanato.
Para o presidente da Fetag, a agroindústria familiar ajuda a agregar mais renda aos produtores e favorece o surgimento de novas oportunidades. "É um motivo de alegria ter este espaço específico para os produtores familiares gaúchos", finaliza Elton Weber.
(Governo do Rio Grande do Sul, 10/03/2008)