A Sema e a Fundação Zoobotânica do RS (FZB) ocupam espaço na Casa do Meio Ambiente, junto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e EMBRAPA. As instituições abordam a questão das mudanças climáticas, que é um dos temas da Expodireto 2008.
Além de oferecer folheteria sobre educação ambiental, programas e projetos, a Sema e FZB possibilitam aos visitantes assistir a contextualiações técnico-científicas sobre as alterações do clima.
A Sema disponibiliza em monitores de computador palestras de autoridades no assunto apresentadas durante o Seminário "O RS no Contexto das Mudanças Climáticas", promovido pela secretaria durante a Semana do Meio Ambiente do ano passado. Já a FZB produziu um CD sobre aquecimento global, que fala sobre "A Vida em um Planeta Quente" e "Como Reduzir o Aquecimento Global"
O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, criado em 2007 e vinculado à Sema, também está na Expodireto, divulgando os seus objetivos. O Fórum é um espaço permanente destinado a promover discussões e propor ações relacionadas às mudanças climáticas globais, envolvendo os setores de energia, transporte, indústria, agricultura, irrigação, silvicultura e tratamento de resíduos.
A Expodireto acontece até sexta-feira (14), no Parque de Exposições da Cotrijal, e tem previsão de um público em torno de 150 mil visitantes.
(Sema, 10/03/2008)