Entidades interessadas no processo de implantação da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande decidiram, em reunião ocorrida nesta sexta-feira (07), que o conselho a ser constituído para a unidade de conservação será deliberativo.
Havia uma discussão em torno da criação do conselho com caráter consultivo, mas conforme o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, que conduziu a reunião, decidiu-se pela padronização na forma consultiva, já que outras unidades contam com esses conselhos.
Também ficou decidido que o conselho será composto por representação do Governo, do setor produtivo e da sociedade civil. Falta definir quantos e quais serão os representantes de cada setor. Para isso, foi criada uma comissão de três pessoas, que conversarão com instituições de seus respectivos setores. Integram a comissão Ivo Lessa da Farsul, Cristiano Silveira da prefeitura de Viamão e Tânia Peixoto da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí(APN-VG).
A comissão deverá apresentar a proposta de composição do conselho deliberativo em reunião marcada para o dia 25 de março, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Pela Sema, acompanharam o Secretário Otaviano Moraes na reunião, o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Luiz Alberto Mendonça, a coordenadora da Assessoria Jurídica, Drª Leonora Jacoby Viero, e a chefe da Divisão de Unidades de Conservação do Defap, Roberta Dalsotto.
Localização
A APA do Banhado Grande foi criada por decreto em 1988 e está contida nos limites da bacia de drenagem desse banhado, nos municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. É composta por um conjunto de banhados formadores do rio Gravataí, conhecidos pelos nomes de banhados do Chico Lomã, dos Pachecos e Grande.
(Sema, 10/03/2008)