A tarde de ontem (07) foi de discussão de formas de combate à estiagem. O Fórum de Desenvolvimento Regional Manejo das Águas e Combate à Estiagem foi realizado ontem durante a manhã e início da tarde no CTG Batalha do Seival, em Candiota. Os debates começaram em 2006 a partir de discussões de comissões de acompanhamento à estiagem nos municípios, buscando um diagnóstico e as perspectivas de solução. Integraram o Fórum os municípios de Hulha Negra, Candiota, Aceguá e Pedras Altas.
Além das Câmaras fazem parte do Fórum, prefeituras principalmente através das secretarias de Agricultura e Gabinete, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, movimentos sociais (MPA, MST e outros), instituições de assistência técnica (Emater, Cooptec, Embrapa, entre outras), cooperativas (Cooptec, Camal, outras), Ceppa e Bionatur.
Conquistas
No ano passado, o Fórum já conseguiu, através de suas articulações junto à União, 1 milhão e 800 mil em infra-estrutura para armazenagem de água nos municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá, que participam desde o início do processo. Estão em andamento projetos de estruturação da bacia leiteira, visando dar suporte aos produtores dos quatro municípios.
De acordo com os organizadores, o grande objetivo é transformar o Fórum em consórcio intermunicipal da região, a fim de fortalecer as demandas dos seus integrantes. Um dos principais assuntos debatidos ontem foi a criação pelo Governo Federal dos Territórios da Cidadania. Atualmente, o Fórum é coordenado pelo vereador Artêmio Parcianello, de Candiota.
O presidente da câmara de Hulha Negra, Amilcar Loguércio, declarou que com o programa Territórios da Cidadania a participação dos integrantes do Fórum se torna ainda mais importante, para fortalecer a busca de recursos. Já o chefe do Legislativo de Candiota, Gildo Feijó, ressaltou que todos os projetos que tragam recursos para o município e a região sempre terão o apoio da casa.
(Jornal Minuano, 08/03/2008)