O Plano Nacional de Recursos Hídricos brasileiro foi apresentado, na última semana, em um seminário sobre Planos Nacionais de Recursos Hídricos, em Lima, no Peru que reuniu mais de 100 representantes de cerca de 20 países da América Latina e da Espanha .
Promovido pelo Brasil e o Peru, o seminário teve o objetivo de divulgar detalhes da experiência brasileira na elaboração do Plano de Recursos Hídricos. De acordo com o diretor da Agência Nacional das Águas (ANA), Oscar Cordeiro Netto, esses países pretendem desenvolver planos hídricos.
"Evidente que cada país tem a sua realidade, os seus problemas com a água, a sua organização administrativa. O plano feito no Brasil, certamente não terá o mesmo formato no Paraguai, na Bolívia, na Costa Risca, mas alguns princípios do planejamento foram discutidos e esses sim podem ser adotados pelos diferentes países".
Segundo Netto, o fato de o Brasil ser um dos poucos países que dispõe de um plano para racionalizar o uso da água, tem despertado o interesse de outras nações.países.
" Temos sido procurados por diferentes países para conhecer a nossa experiência, na formação do Plano Nacional, de como nos organizamos para fazer a gestão das nossas águas".
No seminário também foram discutidas iniciativas que contribuam para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Entre elas: água potável de boa qualidade para a maior parte da população, saneamento ambiental de forma mais ampla, tratamento dos esgotos nesses países.
Dentre as Metas a de maior destaque é a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, que defende o uso responsável da água, fazendo integração com todas as suas utilidades: produção de energia elétrica, a irrigação, para a cidade e as indústrias.
Brasil e o Uruguai fizeram uma apresentação sobre a gestão da Bacia do Quaraí, compartilhada pelo dois países. " Um tratado já foi assinado, e o Brasil e o Uruguai já vêm se articulando para trabalhar melhor esse uso da água, de tal maneira que não haja impactos ambientais fortes no rio Quaraí e que uso da água para irrigação possa se dar de maneira eficiente".
A Bacia do Quaraí separa o extremo sul Brasil do norte do Uruguai. A água do rio tem grande uso na irrigação do arroz nos dois países.
(Agência Brasil,
FGV, 10/03/2008)