O ministro do Exterior japonês, Masahiko Komura, criticou nesta sexta-feira os protestos de grupos ambientalistas contra a caça de baleias em frente à embaixada do Japão em Londres. Segundo a agência japonesa "Kyodo", Komura pediu ao governo britânico que aumente as medidas de segurança no local.
"Deveríamos respeitar as outras culturas e manter conversas de maneira calma e com critérios científicos", afirmou o ministro em referência à ação de um militante contrário à caça de baleias que se acorrentou ontem ao balcão da embaixada japonesa em Londres. O ativista ecologista colocou ainda um cartaz na embaixada no qual se podia ler "Japão, paralise a caça ilegal de baleias".
Komura acrescentou que o Japão reiterará seu pedido ao governo britânico para que cumpra suas obrigações sob a Convenção de Viena para proteger as missões diplomáticas.
"Não sei este foi um ato individual ou organizado, mas é intolerável e se realmente se tratasse de um ato planejado seria imperdoável", afirmou. O Japão argumenta que a caça aos cetáceos acontece de acordo com as normas da CIB (Comissão Baleeira Internacional), mas os grupos ambientalistas acusam Tóquio de caçar os animais ilegalmente.
(Efe, Folha Online, 07/03/2008)