A Comissão Baleeira Internacional (CBI) condenou sábado as "perigosas" táticas utilizadas esta semana pelo grupo ambientalista americano Sea Shepherd para protestar contra um baleeiro japonês nas águas da Antártida. A CBI, que concluiu hoje em Londres uma reunião extraordinária de três dias, criticou em comunicado conjunto essa organização, por "colocar em perigo a segurança no mar".
Esta semana, ecologistas australianos da embarcação Steve Irwin, pertencente ao Sea Shepherd, jogaram ácido butírico contra o baleeiro japonês Nisshin Maru, na Antártida. A disputa piorou nesta sexta-feira, quando o capitão do Steve Irwin disse que a tripulação japonesa atirou contra a embarcação ecológica e perfurou seu colete à prova de balas.
Na nota, a comissão mencionou hoje "as perigosas ações da sociedade de conservação Sea Shepherd dirigidas nos últimos meses contra os navios japoneses". Além disso, a CBI pediu que os ativistas "se abstenham de cometer ações perigosas que colocam em perigo a segurança no mar", ao mesmo tempo em que pediu para "exercitar contenção" aos navios afetados por essas tentativas de sabotagem.
(Yahoo!, Ambiente Brasil, 10/03/2008)