A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o British Council realizaram, de terça (04/03) a sexta-feira (07/03), em São Paulo, o “Encontro Brasileiro–Britânico sobre Energias Renováveis para uma Vida Sustentável”, com o objetivo de proporcionar oportunidade para que jovens pesquisadores troquem experiências, conhecimentos e informações em áreas de pesquisa prioritárias para seus países, consolidando, assim, um intercâmbio entre os participantes.
No auditório do Consulado Britânico, no bairro de Pinheiros, na capital, especialistas do Brasil, Cuba e Reino Unido discutiram sobre a problemática energética que já assola grande parte do mundo. Para Oswaldo Lucon, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a questão da energia está fortemente ligada a uma mudança comportamental. “Necessitamos criar novas regras de convivência, que serão baseadas em pesquisa, conscientização e investigação científica”, salientou.
Laura Valente de Macedo, diretora regional do Governos Locais pela Sustentabilidade – ICLEI, que também falou aos presentes, ressaltou a importância do evento e expôs a participação brasileira através do município de Betim, no estado de Minas Gerais, que já construiu 1.485 moradias populares dotadas de aquecimento solar. O número representa mais de 50% das residências dessa categoria construídas no município. “A cidade de Betim fez um acordo com a agência de energia mineira (CEMIG) e teve como resultado da parceria inúmeros avanços no campo energético”, explicou.
O evento foi organizado em parceria com o ICLEI, a Universidade de Strathclyde em Glasgow, além da Cetes e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e conta com o apoio do Centro Nacional de Referência em Biomassa e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da sua Coordenadoria dos Programas de Pós-graduação de Engenharia.
(Por Cris Couto, Cetesb, 07/03/2008)