O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) defendeu nesta sexta-feira (07/03) a aprovação de uma legislação destinada a resolver os problemas causados pelos chamados resíduos sólidos urbanos. Ele sugere que seja universalizada a coleta seletiva do lixo, destinação final dos resíduos e o reaproveitamento de parte do lixo coletado para ser usado, posteriormente, em benefício da sociedade, como geração de energia elétrica.
Para Cícero Lucena, o país enfrenta graves problemas no setor. Como prova, informou que dos 5.564 municípios, pouco mais de mil fazem a chamada coleta seletiva do lixo, que envolve a separação de vidro, plástico, papel e metal. O mais preocupante, segundo ele, é que apenas 30% do lixo oriundo do setor da saúde são coletados de forma adequada.
Incorporar na sociedade rotinas diárias para que o brasileiro reduza, de forma drástica, a produção e geração de resíduos sólidos é, no entender do senador, outro ponto crucial para que a sociedadetenha melhor qualidade de vida. Cícero Lucena se declarou alarmado com a intenção anunciada por empresários de também engarrafar a cerveja, a exemplo de refrigerantes, em material de plástico do tipo 'Pet'.
- Isso seria um desastre e iria poluir ainda mais o solo - alertou Cícero Lucena, ao anunciar a sua disposição de apresentar projeto de lei proibindo o engarrafamento de qualquer tipo de cerveja em embalagens de plástico.
Ao final de seu discurso, o senador pela Paraíba recomendou a leitura de um documento que trata a questão dos resíduos sólidos urbanos, recentementepublicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no qual é feito um diagnóstico do problema do lixo em todo país.
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 07/03/2008)