Autoridades sanitárias da Argentina confirmaram o primeiro caso de febre amarela no país. O paciente é um jovem de Misiones, que esteve na região em que foram encontrados macacos mortos pela doença.
A Secretaria de Saúde da província garantiu que ele está fora de perigo. Foi determinada a intensificação da campanha de vacinação em Misiones, Formosa e Chaco. Na província de Corrientes, vizinha ao Rio Grande do Sul, a imunização será maciça junto as populações ribeirinhas dos rios Uruguai (Monte Caseros, Paso de los Libres, Alvear e Yapeju, entre outras) e Paraná.
O secretário de Saúde de Misiones, Jose Guccione, confirmou que foi positivo o resultado das análises laboratoriais. O paciente contaminado é um trabalhador rural da zona de San Vicente. Os sanitaristas pedem à população que evitem os mosquitos e não superlotem hospitais em busca de vacina em razão deste caso isolado. No município gaúcho de Uruguaiana, o trabalho das equipes de agentes tem sido intensificado e as armadilhas verificadas em menor espaço de tempo.
(Correio do Povo, 09/03/2008)