A Vale do Rio Doce informou que manifestantes ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram e depredaram uma unidade da empresa, no interior do Maranhão, como forma de lembrar o Dia Internacional da Mulher, neste sábado (08/03).
A ação, confirmada pela Polícia Militar local, ocorreu na fazenda Monte Líbano, de produção de carvão vegetal, em Açailândia (521 km de São Luís).
Os invasores também bloquearam um trecho da BR-010, a Belém-Brasília, que passa pela região. Segundo a Polícia Militar, um motorista que tentou furar o bloqueio foi agredido. Um carro também foi depredado, de acordo com a polícia.
Os manifestantes deixaram a estrada e a fazenda ainda pela manhã, mas ameaçam voltar e invadir também um centro de pesquisas, segundo a Vale. De acordo com a empresa, 150 pessoas participaram da invasão. Peritos foram ao local para avaliar os danos à unidade.
Procurada pela Folha, a direção nacional do MST disse que ainda não tinha conhecimento da ação. A direção do movimento no Maranhão não foi encontrada para falar sobre o caso. A Vale classificou o ato como "criminoso" e diz que as ações podem "pôr abaixo mais de 20 anos de pesquisas desenvolvidas".
Para a empresa, as reivindicações dos manifestantes não têm nenhuma relação com os negócios da companhia. A Vale também informou que a Justiça de Açailândia concedeu uma liminar para a reintegração de posse da fazenda.
(Folha online, 08/03/2008)