A Assembléia Legislativa gaúcha aprovou o pedido do deputado Alberto Oliveira (PMDB) para instalação de uma Comissão de Representação Externa na Casa para tratar do marco regulatório nacional sobre energia eólica.
No início de fevereiro, o Grupo Fortuny exibiu o projeto de construção de três parques eólicos, em Jaguarão, Piratini e Santana do Livramento, num investimento estimado em 500 milhões de dólares na primeira fase e geração de três mil empregos. 'A meta é unir esforços, como o Parlamento e o Poder Executivo, para efetivar a criação do marco regulatório nacional', disse Oliveira.
A viabilização econômica dos projetos depende da criação de um marco regulatório nacional, com um leilão exclusivo para a fonte eólica a preços atrativos, já que a energia eólica exige investimento inicial mais alto na instalação dos equipamentos geradores.
Oliveira, além de ser proponente da Comissão, será o relator e coordenará as atividades ao lado de Adão Villaverde (PT), Cassiá Carpes (PTB), Frederico Antunes (PP) e Rossano Gonçalves (PDT). 'O Estado não pode prescindir desses investimentos que abrangem a fronteira Sudoeste, região carente de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social', reforçou. A instalação oficial da Comissão ocorrerá terça-feira, às 18h.
(Correio do Povo, 08/03/2008)