A Justiça Federal suspendeu a interdição das praias de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina. Na decisão, tomada na quinta-feira (06/03), o juiz Roberto Fernandes Junior se baseou em laudos que atestam a balneabilidade das águas.
Duas embarcações da empresa Norsul tombaram. Elas carregavam 120 toneladas e parte vazou em 30 de janeiro na baía de Babitonga (localizada perto dos municípios).
A suspensão da interdição ainda não é definitiva. O juiz aguarda novos laudos a serem realizados sob a supervisão do Ibama e da Fatma (órgão ambiental catarinense) para reexaminar a suspensão.
Na decisão de ontem, o juiz julgou que a empresa entregou laudo que cumpria as especificações técnicas definidas em audiência no final de fevereiro.
Quando determinou a interdição, o magistrado apontou que as análises realizadas não permitiam determinar se as praias estavam próprias.
As duas embarcações que causaram o acidente permanecem encalhadas e, dentro de uma delas, há 9.010 toneladas de bobinas de aço.
(Por Pablo Solano, Agência Folha, 08/03/2008)