Em pronunciamento na manhã desta quinta-feira (06/03) na Assembléia Legislativa do Paraná, o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) pediu providências por parte do secretário da Fazenda, Heron Arzua, para tentar solucionar o problema que a empresa Norske Skog Pisa, instalada em Jaguariaíva, vem enfrentando. A empresa é uma das maiores fabricantes de papel imprensa do mundo e anunciou a paralisação dos investimentos programados para os próximos anos.
A preocupação do deputado é com os empregos que deixarão de ser criados com esta paralisação. “São investimentos de mais de US$ 300 milhões e centenas de empregos que seriam criados. Com a empresa em pleno funcionamento, aumentaria a receita do comércio local e conseqüentemente a arrecadação de impostos para o Estado”, disse.
O deputado relatou dois problemas que a empresa enfrenta e que foram os motivos alegados pela diretoria para a paralisação dos investimentos.
“Os diretores alegam que a principal dificuldade é em relação à impossibilidade de transferir os créditos de ICMS para terceiros, além da variação cambial, com o baixo valor do dólar”.
Guimarães defende uma negociação com o secretário da Fazenda, para buscar uma solução. “Nesta semana já presenciamos discussões em relação à guerra fiscal enfrentada pelos estados e a perda de investimentos no Paraná. Precisamos conversar com o secretário Arzua para pedir apoio e ver as soluções que podem ser dadas na questão dos créditos de ICMS desta empresa. Temos que encontrar um caminho para que a Norske possa dar seqüência aos planos de expansão e do desenvolvimento da região”, defendeu.
(Agência de Notícias AL-PR, 06/03/2008)