O presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Luiz Eduardo Cheida, vistoriou nesta quinta (06/03) as obras do novo Museu do Parque Estadual de Vila Velha
O museu está sendo construído pelo Governo do Estado, e Cheida foi um dos idealizadores quando secretário de meio ambiente.
"Sem dúvida será o maior e o melhor museu de geologia e paleontologia do Brasil. A sensibilidade e o compromisso com o meio ambiente do Governador Requião está visível em cada canto da obra", disse Cheida. O Museu terá como diretor o professor e geólogo, João José Bigarella, para Cheida um dos maiores expoentes da geologia.
Serão quase 5 mil metros quadrados de área contruída, para os quais foram investidos R$ 2,7 milhões. Além dos módulos destinados às exposições geológicas e paleontológicas, o museu terá um auditório com capacidade para cem pessoas, sala de informática e biblioteca, que permitirá o acesso a pesquisas na área de Geociências. As obras do museu contemplam, ainda, o acesso a portadores de deficiência física, atendendo as exigências da legislação.
Cheida afirma que a criação do museu vai ampliar as ações de educação ambiental disponibilizadas no Parque e reduzir a retirada ilegal de segmentos de rochas por estudantes e turistas que procuram informações na área de geologia dentro do Parque.
Exposição
O museu será um passeio pelo tempo e pelo espaço, partindo da origem do Universo aos dias de hoje. Entre as peças a serem confeccionadas, estão as réplicas de vulcões e de animais pré-históricos e paisagens sobre o aspecto geológico, em diferentes momentos da história até culminar com o ponto central, que é a formação de Vila Velha, e o fenômeno geológico que deu origem ao local, sempre associados à Geologia e Paleontologia. Para concretizar esse objetivo, serão utilizados recursos típicos de uma exposição científica.
O museu contará ainda com um acervo de rochas e minerais, além de outro paleontológico num primeiro plano, que serão associadas aos cenários, filmes e maquetes, com textos explicativos e legendas.
Os recursos para a construção são provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). O Museu de Geologia e Paleontologia será instalado no local onde ficava a antiga piscina do parque, ocupando uma área de aproximadamente três mil metros quadrados.
O parque
Localizado às margens da BR-376, em Ponta Grossa (80 quilômetros de Curitiba) o Parque Estadual de Vila Velha tem um valor histórico e geológico inestimável. As figuras esculpidas no arenito, com mais de 300 milhões de anos, e os paredões rochosos, aliados à vegetação e à fauna, compõem uma paisagem de beleza cênica. O parque recebe em média 50 mil visitantes todos os anos. Após a instalação do museu, a expectativa é de que esse número dobre.
(Por Ceres Battistelli, Agência de Notícias AL-PR, 06/03/2008)