Para ampliar de 27% para 77% a capacidade de tratamento do esgoto despejado no Guaíba, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) construirá uma obra curiosa na região. Na Diário de Notícias, ao lado do Hipódromo Cristal, devem começar a ser erguidas, no segundo semestre deste ano, duas torres de 26 metros cada - quase o equivalente a um prédio de nove andares. As edificações armazenarão parte do esgoto da região e deverão ajudar no bombeamento do material até a futura estação de tratamento na Serraria, que faz parte da obra do Dmae.
No topo das torres, uma alternativa agradou a maioria dos moradores da Zona Sul: um mirante. Ao seu redor, mais novidades: a retirada dos casebres no entorno do Arroio Cavalhada, que darão lugar a uma nova arborização.
A notícia superou divergências geradas em 2003 entre prefeitura e comunidade, que foi contrária à construção de obra semelhante às torres em meio a residências do bairro, na Wenceslau Escobar. O projeto antigo era de uma câmara aberta, o que provocou calafrios nos moradores por causa do mau cheiro, risco inexistente nas torres fechadas, garante o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser.
Faz parte da obra a ligação da estação de bombeamento da Ponta da Cadeia, na Usina do Gasômetro, à futura estação da Serraria. Serão 17 quilômetros de tubulação com um trecho por dentro do Guaíba. As obras devem ser concluídas até 2012.
(Zero Hora, 07/03/2008)