O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) assinou ontem convênio com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) à realização do projeto Resgatando valores: uma viagem do eu ao nós, que tem como público-alvo adolescentes a partir de 11 anos que vivem em bairros próximos ao Porto do Rio Grande. As atividades contarão com 30 moradores dos bairros Getúlio Vargas e Santa Tereza.
O projeto integra o programa do Nema Ondas que te Quero Mar, que há quatro anos já vem desenvolvendo este projeto, em parceria com o Ogmo.
Segundo a coordenadora do projeto Ana Carolina de Moura, este foi encaminhado à Unesco, que acaba de se tornar mais um parceiro desta iniciativa. "O projeto iniciará no próximo dia 17 e o convênio assinado com a Unesco está incluso no projeto da Rede Globo, Criança Esperança", declara.
O projeto Resgatando valores: uma viagem do eu ao nós busca fazer com que estes adolescentes reconheçam suas potencialidades, colaborando para a melhora da qualidade de vida. As oficinas ocorrerão uma vez por semana, na sede do Ogmo, e abordarão temas como a Educação Ambiental, culinária integral (alimentação saudável e cuidados com o corpo), valores humanos, exercícios psicofísicos (que integram corpo e mente) e atividades artísticas (buscando uma nova linguagem para expressarem sua visão sobre o mundo).
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 07/03/2008)