O governo federal instalará 10 postos fixos de vigilância no polígono compreendido por municípios do Pará, Rondônia e Mato Grosso, estados onde foi maior o desmatamento da Floresta Amazônica em 2007.
O objetivo é coibir o desmatamento, o crime, o tráfico de drogas e o contrabando de material genético proveniente da floresta. A área de atuação será a mesma da operação Arco de Fogo, uma ação integrada de combate ao desmatamento ilegal.
A informação foi dada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ao participar, ontem (06/03), de entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação.
- Vão convergir para lá homens da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para fazer um trabalho multidisciplinar permanente na região. Isso para que o governo ocupe aquela região, para que ela não seja invadida pelo delito, pela destruição da nossa floresta e até pela utilização criminosa da biodiversidade - disse Genro.
Segundo o ministro, a operação Arco de Fogo, integrada por fiscais do Ibama, Polícia Federal e agentes da Força Nacional, transcorre bem e será mantida por mais um tempo.
- As informações que eu tive ontem (quarta-feira) é que as operações se desenvolvem normalmente e ainda se desenvolverão nesse ritmo por um certo tempo - afirmou.
(
Diário Catarinense, 07/03/2008)