Os fatores que envolvem as alterações do clima que o planeta vem enfrentando estão na pauta da etapa gaúcha da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) que acontece neste sábado e domingo (08 e 09), em Porto Alegre. O evento acontece no Centro de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos, junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), com entrada franca.
O credenciamento inicia às 7h30min. A abertura oficial será às 8h com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes; do Superintendente do Ibama/RS, Fernando Marques, e do Secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Luciano Zica.
Painelistas
Às 9h inicia o painel sobre mudanças climáticas. O assunto será tratado pelo glaciólogo Jeferson Cardia Simões, do Instituto de Geociências da UFRGS. Ele introduziu, no país, a ciência glaciológica e foi o primeiro brasileiro a atingir o Pólo Sul geográfico, em travessia da Antártica, no verão de 2004/2005. Também é painelista o professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da UFRGS, Rualdo Menegat. Geólogo, doutor em ecologia ele foi o coordenador geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre. Thelma Kruger também participa. Ela é a Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e membro do conselho do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Atua desde 1983 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde desenvolveu pesquisas sobre emissões de gases de efeito estufa oriundas de atividades de mudança do uso da terra e por queima de biomassa no Cerrado não antropizado.
Debates dos temas
Pela tarde, os participantes que tiverem se cadastrado desde a manhã até às 13h30min poderão integrar grupos de trabalho para a discussão dos quatro eixos temáticos: Mitigação, com os subtemas florestas, agropecuária, energia, resíduos, edificações, indústria e transporte; adaptação com saúde, recursos hídricos, zona costeira e marinha, agropecuária, assentamentos humanos e ecossistemas naturais; pesquisa e desenvolvimento tecnológico e educação e cidadania ambiental. No domingo, serão apresentados os relatórios dos grupos de trabalho e as deliberações da plenária sobre eles serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para maio, em Brasília.
A plenária gaúcha também escolherá delegados para representar o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional. Todos que tiverem feito credenciamento, participado dos grupos de trabalho e ter idade acima de 18 anos poderão candidatar-se a delegados. A eleição acontece no domingo à tarde.
Detalhes de como funcionará a etapa gaúcha da CNMA podem ser consultados no regulamento da plenária estadual, disponível no endereço eletrônico: www.sema.rs.gov.br.
A etapa Rio Grande do Sul da CNMA é organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e pela Superintendência do Ibama no RS, por meio da Comissão Organizadora Estadual (COE/RS).
O evento é patrocinado pela Refap (patrocínio master), CREA/RS, Copesul, Corsan, Grupo Ipiranga e Gerdau. Apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM), Farsul e Famurs.
(Sema, 06/03/2008)