Em torno de 7 mil árvores (eucaliptos) foram cortadas durante invasão promovida pela Via Campesina, na madrugada da última terça-feira (04), na fazenda Tarumã, a cerca de 50 quilômetros de Rosário do Sul. Os estragos foram contabilizados ontem (05) pela manhã, durante vistoria realizada por técnicos da empresa Stora Enso, proprietária da área.
Além do corte de eucaliptos, em sua maioria com cerca de 4 metros de altura, foram verificados danos à moradia do caseiro da fazenda, tais como vidros quebrados. A empresa contabiliza um prejuízo de cerca de R$ 30 mil, mas garante que as árvores serão replantadas.
A fazenda Tarumã foi adquirida pela Stora Enso no ano de 2005, quando então era voltada para a pecuária e tinha três funcionários. Hoje, a propriedade, de 2.075 hectares, possui 150 funcionários. Do total da área, 707 hectares são plantados. Para 2008, mais 138 hectares receberão eucaliptos. O restante da área é destinada à preservação permanente e reserva legal, ou seja, preservação e conservação ambiental. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Stora Enso informa que todos os plantios foram licenciados.
(Correio do Povo, 06/03/2008)