Cavaleiros chegaram a Linha Grão Pará domingo ao meio-dia
A 1ª Cavalgada SOS Castelhano, realizada no fim de semana, dias 1º e 2 de março, reuniu 85 cavaleiros, apoiados por duas charretes, em prol do Castelhano. Nem a chuva atrapalhou o evento que, no sábado à noite, recebeu aproximadamente 300 pessoas na sede da comunidade de Linha Cerrito. No local os cavaleiros passaram a noite e os presentes puderam jantar uma galinhada preparada pela comunidade local.
No sábado à noite, as 300 pessoas presentes na galinhada assistiram à celebração de uma missa crioula. “Como foi bom ouvir o padre ao término da missa crioula declarar que foi a mais bonita que já realizou”, diz Juarez Rodrigues, membro do CTG Erva Mate. Na noite se apresentaram os meninos do Tchê Vanera junto com Arnildo da Silva e Telmo Kist interpretou uma música sobre o arroio Castelhano. O tradicionalista Volmir Martins, presente no evento, também se apresentou, buscando conscientizar a todos sobre a importância de preservar o Castelhano.
No domingo pela manhã, os cavaleiros foram surpreendidos pela comunidade de Vila Palanque, que recebeu-os em plena via e improvisou uma missa.
“A chuva e todas as adversidades só somaram para que cavaleiros e comunidade tivessem mais certeza que a causa é muito justa e que queremos dar vida novamente ao arroio Castelhano. Obrigado a toda gauchada, até os dias 2 e 3 de março de 2009”, convida Juarez, agradecendo em especial aos colaboradores na organização da cavalgada: Imprimex, Gráfica Traço, Gráfica Alles, Xerox Center, Posto Charrua, Hotel Guest, Escritório Morsch, Mídia Nobre, Prefeitura de Venâncio Aires, Rádio Venâncio Aires, Rádio Terra, Jornal Folha do Mate, Comunidade de Cerrito e em especial ao cantor e apresentador Volmir Martins. Apoiaram o evento o CTG Erva Mate, a Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), o Rotary Clube Venâncio Aires e a Escola São Judas Tadeu.
(Folha do Mate, 06/03/2008)