Na tarde desta quarta-feira (05/03), o deputado Ivar Pavan (PT) esteve com o diretor geral da concessionária de energia AES-Sul Distribuidora Gaúcha de Energia, Antônio Carlos de Oliveira. O parlamentar entregou o relatório da "Subcomissão da qualidade da energia elétrica distribuída no meio rural e em centros urbanos de pequenos municípios", que constata problemas de baixa tensão em todo o RS, impedindo investimentos e inibe o desenvolvimento. Na semana passada o parlamentar também informou os resultados à direção da CEEE, RGE e organizações de agricultores e municípios do Alto Uruguai.
A RGE abastece as regiões Central, parte da Metropolitana, municípios da Fronteira Sul e Fronteira Oeste. Oliveira informou que a empresa tem o diagnóstico dos problemas de baixa tensão. Ele também historiou que o Rio Grande do Sul apresenta problema sistêmico e estrutural nas redes de abastecimento, devido a sua extensão e a universalização da energia elétrica no estado, superior aos demais estados brasileiros. "Esta situação privilegiada de acesso às redes, promovida nas últimas décadas no estado, está tendo reflexos agora", ressalta o diretor da concessionária.
O deputado petista enfocou que a tensão irregular, especialmente nos estabelecimentos de agricultores familiares, tem queimado aparelhos e impedido o funcionamento simultâneo de equipamentos. Também destacou que entre as recomendações feitas no relatório está o ressarcimento aos consumidores prejudicados, como prevê resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica.
Pavan convidou Oliveira para uma audiência no Ministério de Minas e Energia, onde será entregue o documento e feito o pedido de linhas de crédito para financiar usuários que necessitem aportar recursos para ampliação de carga.
(Por Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 05/03/2008)