Neste final de semana acontece a etapa estadual da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O objetivo do evento é construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional do meio ambiente, visando o estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável. O encontro ocorrerá em Porto Alegre, no Centro de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos, junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), com entrada franca.
O deputado Daniel Bordignon (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, é o representante do Parlamento gaúcho na comissão. Segundo ele "a realização da conferência fortalece e reafirma a participação social junto ao governo federal, além de discutir o problema crescente das mudanças climáticas, relacionado diretamente com a questão ambiental".
Serão eleitos 60 delegados para a Conferência Nacional, que ocorre no mês de maio, em Brasília. Deste número de eleitos, 50% deverão ser pertencentes à sociedade civil (dentro deste percentual deve haver 5% de indígenas e 30% de mulheres), 30% de empresas e empregadores, 20% de órgãos públicos.
Mais de 70% das deliberações das duas Conferências anteriores foram colocadas em prática pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Entre elas estão: o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, a criação de aproximadamente 20 milhões de hectares de Unidades de Conservação, a implantação do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Públicos Municipais, a constituição das Comissões Técnicas Tripartites.
O parlamentar afirma que "o governo Lula tem se empenhado na luta pela preservação ambiental. Tanto no controle do desmatamento e na preservação das florestas e ecossistemas".
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 05/03/2008)