Hoje (06/03) e amanhã, Florianópolis se transforma na capital estadual do Meio Ambiente. Com foco na discussão sobre mudanças climáticas, abre hoje, às 9h, no Auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, a 3ª Conferência do Meio Ambiente de Santa Catarina (Cemasc). O evento, que reúnirá especialistas e pesquisadores nacionais, é gratuito e aberto à comunidade.
Entre os participantes estão o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, e Luis Eduardo Tinoco, especialista em mudanças climáticas.
Também está confirmada a presença do professor José Francisco Aquino, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do projeto Antártica, que vai palestrar sobre os impactos das mudanças climáticas no Sul do Brasil.
Participam do evento representantes de ONGs, movimentos sociais, empresários, governos e demais interessados.
O encontro finaliza uma mobilização iniciada em setembro de 2007, quando foram realizadas sete etapas regionais em diferentes cidades de Santa Catarina, que reuniram mais de mil pessoas e elegeram 350 delegados regionais.
O encontro estadual é uma espécie de preparação para a 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 7e 11 de maio, em Brasília (DF), cujas discussões irão contribuir para o Plano Nacional de Enfrentamentos das Mudanças Climáticas, elaborado pelo governo federal.
Fique por dentro
O evento acontece, hoje, das 9h às 19h, e amanhã, das 9h às 20h.
Credenciamento - Deve ser feito hoje, às 8h30min, no Auditório da Assembléia Legislativa (Palácio Barriga Verde; Rua Dr. Jorge Luiz Fontes, 310).
Palestra - A palestra Aquecimento global: considerações sobre seus efeitos no Sul do Brasil a partir dos impactos na Antártica, com Francisco Eliseu Aquino, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do Programa Antártico Brasileiro, será realizada, hoje, às 10h15min.
(
Diário Catarinense, 06/03/2008)