Ocorreu na manhã desta quarta-feira (05) a instalação das câmaras técnicas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH). O ato foi conduzido pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente e presidente do CRH, Otaviano Moraes.
Acompanharam a solenidade, o Secretário Adjunto, Francisco Simões Pires, o secretário-executivo do CRH, Paulo Renato Paim, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Ivo Melo, além dos integrantes das câmaras técnicas.
A função das câmaras é subsidiar a decisão política do CRH, a partir da avaliação técnica de cada tema. Elas são compostas por representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas e das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e das Obras Públicas.
"Este é um momento em que a história da gestão do meio ambiente no Rio Grande do Sul há de reservar”, exclamou Otaviano Moraes. O Secretário e presidente do CRH afirmou que os integrantes das câmaras técnicas têm uma tarefa de elevada responsabilidade. “A atividade das câmaras técnicas exigirá maior dedicação e compromisso com as questões relacionadas ao Conselho”, disse Otaviano.
O Secretário Adjunto, Simões Pires, também ressaltou a importância da instalação das câmaras. "Destaco o alto grau de compromisso e atuação dos Comitês de Bacias e dos membros do CRH. O papel do Estado na gestão dos recursos hídricos é compartilhado e com as câmaras técnicas haverá maior agilidade no processo”, falou Simões Pires.
São seis câmaras técnicas. As Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e das Obras Públicas integram todas elas, ao lado dos Comitês de Bacias.
Assuntos Institucionais e Jurídicos – Comitês Ijuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Lago Guaíba.
Gestão da Região Hidrográfica do Guaíba – Comitês Taquari-Antas, Baixo Jacuí, Caí, Alto Jacuí, Sinos, Vacacaí, Pardo, Lago Guaíba e Gravataí.
Gestão da Região Hidrográfica do Uruguai – Comitês Ijuí, Passo Fundo, Várzea, Turvo, Santa Maria, Apuaê-Inhandava, Piratinin e Ibicuí.
Gestão da Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas – Comitês Camaquã, Tramandaí, Lagoa Mirim-Canal São Gonçalo
Águas Subterrâneas – Comitês Ijuí, Taquari-Antas, Gravataí, Caí, Lago Guaíba e Turvo.
Programação e Orçamento e Acompanhamento de Projetos do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos – Comitês Ijuí, Taquari-Antas, Camaquã, Baixo Jacuí, Gravataí, Caí, Sinos, Lago Guaíba, Santa Maria e Pardo.
(Sema, 05/03/2008)