Uma marcha com 2 mil camponesas pelas ruas da capital, nesta sexta-feira (7), a partir das 9 horas, além de uma feira com produtos da agricultura familiar na praça Oito. Os eventos estão programados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e sindicatos dos trabalhadores rurais de diversos municípios.
As atividades fazem parte do Dia Internacional da Mulher. Segundo a assessoria da Fetaes, a caminhada será iniciada no parque Tancredo Neves (ao lado da Rodoviária de Vitória), às 9 horas, e a previsão de chegada à praça Oito é para às 10h30.
Na praça Oito serão realizados teatros sobre a violência contra a mulher e fantoches. A Fetaes está programando uma audiência com o governador Paulo Hartung para entrega de uma pauta de reivindicações das
trabalhadoras rurais.
Dentre vários pontos da pauta, a Fetaes destaca os pedidos de criação de Delegacia da Mulher e da Secretaria Especial da Mulher, realização de mutirões para emitir documentos para as mulheres do campo e a indicação de representante dos trabalhadores rurais para o Conselho Estadual de Educação.
A Fetaes informa ainda que a manifestação das mulheres conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal de Vitória, da Cesan, do Banco do Brasil, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
(
Século Diário, 05/03/2008)