Usina é a segunda do Complexo Ceran
Nova Roma do Sul - A Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves, segunda do complexo energético da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) na Serra, iniciou ontem a geração comercial de energia. Por enquanto, apenas uma das três turbinas foi acionada, gerando 43,3 megawatts (MW) que estão sendo transmitidos ao sistema interligado nacional. Quanto estiver em pleno funcionamento, a usina terá potência instalada de 130 MW.
O complexo Ceran é composto ainda pelas usinas Monte Claro e a 14 de Julho. A primeira entrou em operação em 2004 e a segunda deve ser acionada em dezembro. No total, as três hidrelétricas irão gerar 360 MW. O projeto recebeu investimentos de R$ 1,073 milhão.
A UHE Castro Alves situa-se entre os municípios de Nova Roma do Sul e Antônio Prado, na margem direita, e Nova Pádua e Flores da Cunha, na margem esquerda.
A barragem, entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul, tem 341 metros de extensão e uma queda bruta de 86,4 metros. O reservatório ocupa uma área de 5 quilômetros quadrados, com relação de potência instalada/área alagada de 26 MW por quilômetro quadrado.
(Pioneiro, 05/03/2008)