Nesta terça-feira (4) pela manhã, iniciou a dragagem de manutenção do calado de 31 pés junto ao cais do Porto Novo de Rio Grande. Os trabalhos que prevêem a retirada de 80 mil metros cúbicos de sedimentos possuem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visto que a atual Licença de Operação do Porto de Rio Grande já inclui a dragagem de manutenção.
Para a execução dos serviços estão sendo utilizados os equipamentos do parque de dragagem da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), que inclui a draga Governador Dornelles, o rebocador Rienze, lancha Telles de Miranda, e os batelões Araçá e Campista. Para este tipo de dragagem está sendo utilizada uma draga de alcatruzes, própria para atuar junto a linha de cais. A draga de alcatruzes utiliza uma cadeia de caçambas, montada numa lança, que escava o fundo do mar. O trabalho será realizado em uma extensão de 2 quilômetros, sendo dragado a 20 metros da murada do cais.
Conforme o superintendente em exercício, Sinésio Cerqueira, os serviços serão realizadas com equipamentos e mão-de-obra da Suprg, o que gera economia a autarquia. "Estamos realizando esta dragagem para mantermos as boas condições de atracação junto ao cais, garantindo segurança as operações e evitando redução de calado", salientou Cerqueira.
(Governo do Rio Grande do Sul, 04/03/2008)