Armazenagem certificada, irrigação, avicultura e investimentos agropecuários em geral serão alguns dos segmentos beneficiados pela CaixaRS, que oferece R$ 50 milhões para financiamentos durante a Expodireto 2008 de 10 a 14 deste mês, em Não Me Toque. A Agência de Desenvolvimento participará da feira com um estande, onde técnicos de fomento irão acolher proposta de crédito para apoiar seus projetos.
Com mais de 300 expositores, a Expodireto chega na sua nona edição com uma perspectiva de atrair 150 mil pessoas. "A feira deste ano será um grande palco de informação, de novas tecnologias e difusão de conhecimentos, com debates e palestras destinados a facilitar a interação entre empresas e expositores", disse Nei César Mânica, presidente da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, entidade responsável pela realização do evento.
A participação institucional da CaixaRS também acontecerá no 4° Seminário sobre Novos Enfoques para o Agronegócio Brasileiro, evento realizado durante a Expodireto 2008. Na oportunidade, a Presidente, Susana Kakuta, irá ministrar palestra sobre Requisitos Internacionais de competição no Agronegócio. Além disso, o estande próprio da instituição irá abordar palestras com temas focados na armazenagem certificada de grãos.
Em 2007, a CaixaRS lançou o programa Armazenagem Certificada, para financiar a modernização de unidades armazenadoras de grãos, visando a segurança alimentar. Além disso, também se voltou a fortalecer economias regionais, garantidas pelas linhas de crédito do programa Procitros, voltado para financiar a citricultura sem sementes. "A CaixaRS quer aproveitar o bom momento que o setor do agronegócio experimenta mediante crescimento de 5% em 2007, e promoverá dois workshops sendo um de armazenagem certificada e outro de normalização e certificação no agronegócio-soja", afirma a presidente Susana Kakuta.
(Governo do Rio Grande do Sul, 04/03/2008)