Porto Alegre, RS – Ambientalistas, autoridades e cientistas estarão presentes na plenária gaúcha da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece sábado e domingo (08 e 09), no Centro de Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O evento é aberto a todos os interessados na discussão das mudanças climáticas, o tema central da CNMA.
A organização está a cargo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Regional do Ibama no RS e uma Comissão Organizadora, composta por 27 instituições e entidades: 21 da sociedade civil, comunidades tradicionais e povos indígenas, cinco do setor governamental e uma do setor empresarial.
“Pedimos aos verdes e simpatizantes, aos ativistas sociais, líderes de comunidades e segmentos dos trabalhadores que estejam presentes para definir os rumos para a gestão do meio ambiente no país e contribuir para a modificação dos atuais cenários de agressão ambiental, contaminação e poluição dos recursos hídricos e destruição da vida nos biomas brasileiros”, diz o ambientalista Júlio Wandam, da ONG Os Verdes de Tapes e da Rede Bioma Pampa.
A ProgramaçãoA abertura oficial será às 8 horas, com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e do Superintendente Regional do Ibama, Francisco Marques.
Entre 9h e 12h está programado o painel técnico-científico sobre alterações do clima com o glaciólogo Jeferson Cardia Simões, professor pós-doutor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Ufrgs; a Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e membro do conselho do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Thelma Krug; e o doutor em ecologia Rualdo Menegat, professor titular do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Ufrgs.
Pela tarde, os participantes integrarão grupos de trabalho, com o objetivo de discutir quatro eixos temáticos: Mitigação, com os subtemas florestas, agropecuária, energia, resíduos, edificações, indústria e transporte; Adaptação, com os subtemas saúde, recursos hídricos, zona costeira e marinha, agropecuária, assentamentos humanos e ecossistemas naturais; Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e ainda Educação e Cidadania Ambiental.
Escolha de delegadosOs relatórios dos grupos de trabalho serão apresentados domingo à tarde e as deliberações da plenária sobre eles serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para acontecer em maio, em Brasília. Na plenária gaúcha também serão escolhidos delegados para representar o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional. A escolha dos delegados acontecerá no domingo à tarde e depende da participação dos candidatos nos grupos de trabalho.
O credenciamento para a etapa gaúcha da CNMA deverá ser feito no local. Detalhes do funcionamento da plenária, com a participação nos grupos de trabalho e a eleição dos delegados pode ser conferida no regulamento da plenária estadual, disponível no endereço eletrônico www.sema.rs.gov.br.
A plenária da etapa estadual da IIII CNMA conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), Farsul, Famurs e com o patrocínio do CREA/RS, Copesul, Corsan, Grupo Ipiranga, Gerdau e Refap, esta última como patrocinador master.
(
EcoAgência, com informações da Assecom/Sema, 04/03/2008)