(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
cidades sustentáveis planejamento urbano sustentabilidade
2008-03-05
    O ano de 2008 é crucial na história da humanidade. Estamos diante de impasses e paradoxos globais que precisam ser solucionados pelas pessoas, por meio de mudanças comportamentais que reflitam um compromisso com o futuro. A desigualdade social segue crescendo a custos irreparáveis tais como a degradação da biosfera, a escassez de água doce e a violência nos centros urbanos. O desenvolvimento sustentável já é um conceito conhecido e disseminado internacionalmente, mas não está presente nos processos produtivos nem tão pouco nos valores da sociedade do consumo e da informação.

    Mais de 50% da população total do mundo vive hoje em áreas urbanas. Este fenômeno que provavelmente continuará a crescer nos próximos anos pode resultar em uma sociedade ainda mais consumista, competitiva, individualista, corrupta e conseqüentemente insustentável. “Esqueça os países, o poder está com as cidades. Uma nova Geografia impera no planeta. Agora são as principais metrópoles que se firmam como os grandes centros de decisão e articulação do sistema capitalista e estas estão se tornando cada vez mais cosmopolitas, poderosas e desiguais.” (PIMENTA, Revista Exame Dez/2007). Este comentário reforça a tendência global da emergência do poder das cidades, mas principalmente aponta um cenário de desigualdade.

    As favelas, cortiços e as condições sub-humanas de algumas regiões do meio rural, como o Vale do Jequitinhonha no norte de Minas Gerais onde a fome ainda insiste em fazer vítimas, assustam, persistem sem soluções imediatas e tem tendências a piorar. Na Bahia crianças pedem alimento nas rodovias federais com placas pintadas a mão e esta estendida em sinal de miséria. Em capitais como São Paulo, vemos na imprensa um noticiário que só presa pela audiência e mostra a violência e a pobreza como se fossem parte aceitável da vida cotidiana nas periferias. No Rio de Janeiro a lei da violência impera nos morros e convive com uma elite que não sabe mais de que forma manter a situação em níveis aceitáveis de assaltos, roubos, seqüestros, tráficos de todas as espécies e alienação da população. A ocupação de áreas de preservação permanate (APP´s) devido à falta de perspectivas saudáveis e animadoras ameaça a biodiversidade e põe em risco o crescimento ordenado dos centros urbanos, incitando a exclusão e a violência.

    O processo de globalização neoliberal apresenta de um lado a ameaça da homogeneização cultural e da concentração de renda crescentes, mas por outro lado aumenta a viabilidade da captação de recursos internacionais para projetos de desenvolvimento sustentável e de valorização da cultura e das possibilidades em potencial na noosfera de cada comunidade.

    Na dimensão local os mecanismos de construção das políticas públicas e de destinação dos recursos públicos urgem uma participação social mais ampla, qualificada e organizada. Assim as decisões importantes podem ser tomadas com o conhecimento e influência dos cidadãos envolvidos e diretamente impactados.  

    Em meio a tantas incertezas a humanidade começa a se dar conta de que com seus atuais padrões civilizatórios não está habitando o planeta de maneira sábia, equilibrada e harmônica. Entretanto, cabe a esta mesma espécie que degrada e explora propor as mudanças dos paradigmas sociais e científicos de forma que estes contemplem a formação de um mundo mais justo, pacífico, feliz e que incorpore os princípios básicos da sustentabilidade em suas ações cotidianas. Neste sentido, uma visão participativa, inclusiva e sistêmica da vida tem muito a contribuir na quebra dos paradigmas.  

    “Não faz muito tempo, era reconhecida como grande atributo do homem a sua capacidade de reconstruir a trajetória da espécie. Ou seja, ao contrário dos outros animais sua potencialidade de fazer história. Recentemente, porém, foi descoberta sua responsabilidade cultural e sua possibilidade exclusiva de visualizar conjunturas e cenários do futuro em diferentes níveis de tempo. O simples ato de pensar as conseqüências de ato de iniciativas do presente em relação ao futuro ocasionou o advento de um novo tipo de investigação, altamente interdisciplinar e holístico, destinado a prever impactos e propor mudanças”. (Ab´Saber, 1994).

    As ações da sociedade civil organizada apresentam uma formalidade jurídica que oficializa a representação de um grupo de pessoas. As reivindicações que são feitas de forma mais qualificada são mais efetivas. Para isso, o empoderamento das comunidades através da articulação de diversas instituições pode colaborar com a resolução de necessidades e demandas prioritárias a nível municipal.

    Uma grande questão limitante a ser colocada é a impunidade de grandes autoridades que desviam dinheiro público das cidades, destinado ao bem estar da população local, para satisfazer interesses individuais. Esse círculo vicioso de roubalheira e impunidade corrói os brasileiros, mas começa a dar sinais de mudança a exemplo dos tantos casos de “caixa dois” que vem sendo investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Em Santa Catarina o Sr. Governador Luis Henrique Silveira que está a um passo de ser caçado de seu mandato e ver seu poder descendo por ralo abaixo junto com a sujeira de sua campanha e sua administração.

    É importante colocar que quanto maior a participação qualificada e a divulgação das decisões que são tomadas, mais a corrupção recua. Isto devido ao fato de que é mais difícil roubar ou corromper trinta pessoas do que duas ou três.  Logo, percebe-se que a participação social capacitada é um eixo formador de idéias e de cobranças às autoridades a respeito da transformação da realidade local.

    Mas de que forma se dará este empoderamento citado? Afinal, empoderar para o que e como? Estas respostas não podem ser escritas em duas páginas, mas sem dúvida esta reflexão passa pela essência de um consenso: Trabalhamos por um mundo mais pacífico, justo, sustentável e conseqüentemente mais feliz. A paz caminha junto com a espiritualidade e depende do respeito às diferentes identidades culturais. A justiça no exercício do poder e das tomadas de decisão conclama a participação da sociedade civil organizada e qualificada. Já a sustentabilidade, tem suas concepções e interpretações bastante desenvolvidas, porém a operacionalização deste conceito começa a despertar apenas neste início de século XXI.

    Para trabalhar neste sentido do desenvolvimento de capacidades locais e pessoais que representem o melhor para todos, certos conceitos são fundamentais de serem construídos e compreendidos para não deturpar as parcerias, os projetos, as leis e as intervenções para um “des-envolvimento” (de si próprio e com a natureza) que mantenha a sociedade num padrão de repetição dos erros que estão nos levando aos impasses citados no início do texto. Dentre estes podem ser citados a consciência biosférica que traz a consideração dos limites ecológicos, a valorização da identidade cultural, a espiritualidade, a cooperação, as tecnologias sociais, a sinergia das ações que multiplica os resultados, o afeto pelas pessoas, e o re-ligare consigo mesmo e com a natureza.

    O interesse gerador do trabalho, dos projetos e das reuniões passa por uma reformulação na qual o dinheiro, serve apenas como meio para a satisfação, não é a satisfação em si próprio. Resumindo, os esforços por uma vida pessoal melhor devem estar alicerçados em mundo melhor para todos. Caso contrário, o empoderamento e os esforços em projetos de desenvolvimento sustentável, correm o risco de incentivar práticas que aumentem ainda mais o espírito de competição, a ganância e a degradação.

    Nos processos de governança esta essência do interesse gerador das ações é imperativa para a construção de um mundo no qual a espécie humana garanta uma gestão local efetiva. Uma premissa para o despertar deste compromisso é o fato de trabalharmos simultaneamente para o mesmo fim. Sendo que, segundo John Forbes Nash (Vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 1994), a soma do que é melhor para cada um não é igual a soma do que é melhor para todos, se pensarmos na dimensão global e local as ações devem direcionar-se para aquilo que é o melhor para todos. Os desejos de consumo, as vaidades e a ambição terão que passar por este “filtro”. Podemos querer ou não nos envolver com a história e o futuro dos sistemas naturais e sociais da Terra. Mas, em ambos os sistemas a omissão será sempre uma posição que delegará aos outros decidirem da forma que lhes agrada mais gerir os recursos naturais, humanos e financeiros. A história vem indicando que para os ecossistemas isto significa degradação e para a sociedade mais desigualdade, miséria e indiferença ao próximo.

    Os grandes encontros mundiais geralmente nos trazem uma visão complexa, plural e inovadora dos temas que apresentam. A “Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades” em Porto Alegre, trouxe uma mensagem urgente e bastante sensata. Os humanos que poluem e causam a desigualdade social prejudicam seus filhos, sua família, seus amigos e a si mesmos. Cabe a eles se sensibilizarem e se organizarem, criando espaços de convivência com a cultura e a operacionalização de um mundo sustentável, tolerante e encantador.

    Deste ano atual em diante a humanidade começa a esboçar toda sua capacidade de se renovar, de quebrar os paradigmas essenciais e desenvolver um modo de vida coletivo e generoso que esteja impregnado nas relações, no trabalho, em todos os processos industriais e rurais produtivos, na política, na justiça, na diversão, no turismo, na ciência e na segurança. Aqueles que, tanto por ignorância quanto por má vontade, insistirem em tomar decisões que são excelentes para alguns e prejudiciais para a maioria e conseqüentemente para a natureza, enfrentarão uma crise pessoal de insensatez e impopularidade que pode superar impasses. Revelando-se que as pessoas estão no mundo para cultivar e consagrar o privilégio da vida e de suas possibilidades de viver momentos mágicos, transcendentes e conectados com a essência das energias que nos trazem a felicidade, as emoções e os sentimentos que fazem a mente e o coração terem a certeza de que existe algo maior do que nossa ciência racional, compartimentada e por isso limitada, é capaz de fornecer aos seres humanos que somos e que queremos ser.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- AB´SABER, A. N. e MULLER-PLATENBERG, C. Previsão de Impactos. 2ª ed. São Paulo; Editora da Universidade de São Paulo, SP, 2002.

- STEINER, R. A educação da criança: segundo a ciência espiritual. 3ª ed. São Paulo: Antroposófica, 1996.

- CAPRA, F. A teia da vida 1ª Edição; Editora Pensamento-Cultrix, 1997.

- SILVA, D. Tese de dotorado – Uma abordagem cognitiva do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Sustentável; Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.

(Por Richard Eilers Smith, texto recebido por E-mail, 04/03/2008)
Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de SC (UFSC), pesquisador do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Gestão de Bacias Hidrográficas (GTHidro) e Estagiário do Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) do Programa Petrobrás Ambiental.

desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -