Empresários da Portucel, maior grupo no setor de produção de celulose, vão desembarcar ainda este mês, em Teresina, Piauí, para ver de perto o que duvidaram durante a viagem ao exterior. O solo piauiense produz 30 metros cúbicos de madeira por hectares e ao ano, um recorde no setor.
Na viagem, os empresários manifestaram interesses de implantar uma base de sua indústria, elegendo o Estado como uma das prioridades de investimento dentro do Brasil. “O grupo virá ao Piauí neste mês de março e vamos sacramentar essa parceria. Trata-se de um investimento muito alto, uma base dessa indústria é da ordem de R$ 1,4 bilhão”, afirmou Wellington Dias.
Na bagagem, o governador trouxe de concreto a parceria com o grupo TavFer, de Portugal. Lá, o governo entregou ao empresário Fernando Tavares a licença ambiental que vai permitir que a base seja implantada no Estado para a produção de biodiesel.
Em Portugal, o governador conversou com diretores da Galpi, uma espécie de ‘Petrobras’ portuguesa que está fazendo uma parceria com a Petrobras do Brasil. “Eles vão implantar cinco bases de produção de etanol combinado com a agricultura familiar e manifestaram uma posição de trabalhar uma dessas bases aqui”, disse o governador.
(Cidade Verde /
Celulose Online, 04/03/2008)