O China Guangdong Nuclear Power Group (CGNPG) e o governo provincial de Hubei provincial assinaram hoje um acordo para construir a primeira usina nuclear no interior do país. Representantes da empresa e de Hubei afirmaram que o projeto será levantado na cidade de Xianning, a 421 quilômetros ao sudeste de Yichang, onde se encontram a Represa das Três Gargantas.
O CGNPG se recusou a revelar o investimento e a data do início das obras. A China tem atualmente onze geradores em seis usinas nucleares, todas localizadas ao longo da costa do leste, com capacidade instalada combinada de 9,07 milhões de quilowatts. A capacidade instalada do CGNPG é de 3,95 milhões de quilowatts, ou 43,5% do total.
Ameaçada pela escassez energética devido ao seu rápido crescimento econômico, a China decidiu desenvolver mais a energia nuclear. Até 2020, a nação terá uma capacidade de energia nuclear instalada de 40 milhões de quilowatts, respondendo por 4% de sua capacidade geradora instalada total. Outras 12 projetos de constução de usinas nucleares foram aprovados.Juntos oferecerão uma geração combinada de 12,24 milhões de quilowatts.
(CRI, 04/03/2008)