A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou ontem relatório final da piracema 2007/2008 na região Sul do Estado. A quantidade de material apreendido é bem superior em relação ao ano passado. Os pontos mais críticos são - Rio Vermelho, na região da Vila Mamed, Canaã, além dos rios São Lourenço, Poxoréu e região de Itiquira. O prazo encerrou-se no último dia 29.
Foram apreendidas pela Sema, na região de Rondonópolis, 31 redes e 14 tarrafas, 78 anzóis, 2 espingardas, dois espinhéis, 26 pirogas (canoas rudimentares) e 438 kg de pescado. Foram resgatados de redes e devolvidos ao rio 87 exemplares de peixes de várias espécies (com destaque para jaú e pintado). Foi aplicado auto de infração no valor de R$ 7,380 mil.
Durante toda a Piracema 2006/2007, a Sema registrou a apreensão de nove redes, 165 kg de pescado e 16 pirogas. De acordo com o diretor regional da Sema, Salvino Ferreira da Silva, o motivo para o aumento dos números, segundo ele se dá por meio da fiscalização ostensiva e a intensificação das operações em rios da região Sul.
Outro motivo trata-se da parceria com a Polícia Militar. Este ano a PM criou o Núcleo de Policiamento Ambiental. Além dos órgãos ambientais, Ibama e Juvam. O diretor da Sema destaca a participação da sociedade mediante a quantidade de denúncias registradas.
O material recolhido pela Sema será incinerado nos próximos dias. A Sema informa que vai continuar as fiscalizações em toda as bacias de MT. As medidas do pescado assim como a quantidade serão avaliadas pelos fiscais.
(24 Horas News, 04/03/2008)