Cerca de 38 mil árvores e arbustos estão sendo plantados no sítio arqueológico e no entorno da antiga Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos da Idade Antiga. O local foi alvo de um devastador incêndio florestal durante o último verão europeu.
O ministro da Cultura grego, Mihalis Liapis, realizou na segunda-feira (3/03), uma visita de inspeção ao local. A visita acontece há 22 dias da cerimônia de acendimento e revezamento da tocha olímpica. Liapis explicou que o reflorestamento do famoso monte Cronos, assim como do parque Pierre de Coubertin (criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna a partir de 1896) e de outros locais de região "está sendo feito com respeito à natureza".
Antes dos incêndios florestais de 2007, o monte Cronos possuía árvores de mais de 2.500 anos de idade. Mais de 60 pessoas morreram e cerca de 100 mil foram afetadas em toda a Grécia. Como tradicionalmente acontece, a tocha olímpica será acesa em Olímpia, e depois disso percorrerá todo o território grego até o dia 30, quando chegará ao estádio Panathinaikos, em Atenas, sede dos primeiros Jogos da Era Moderna.
No dia 31, a chama chegará a Pequim, de onde partirá para diversos locais em todo o mundo até voltar à capital chinesa no dia 8 de agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos deste ano.
(Efe, Folha, 04/03/2008)