Foi cancelada a reunião que estava marcada para esta terça-feira (04/03), às 14h30, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, para apresentação do Atlas Nordeste, um mapeamento sobre a oferta de água para abastecimento urbano. O cancelamento deve-se a problemas de agenda do superintendente de Planejamento e Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), João Gilberto Lotufo, que faria a apresentação. A reunião havia sido agendada pelos deputados Gil Pereira (PP), Fábio Avelar (PSC) e Carlos Pimenta (PDT), para expor o Atlas Nordeste, com ênfase nas bacias dos rios São Francisco, Jequitinhonha, Mucuri e Pardo. Nova data será marcada.
A Cipe São Francisco - Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos sobre o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do São Francisco, é composta de cinco deputados estaduais mineiros e 20 dos outros quatro estados que compõem a bacia (Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe). Os deputados efetivos de Minas são Gil Pereira (PP), Antônio Carlos Arantes (PSC), Almir Paraca (PT), Fábio Avelar (PSC) e Ruy Muniz (DEM). Participam ativamente os deputados Wander Borges e Paulo Guedes, entre os suplentes.
O "Atlas Nordeste - abastecimento urbano de água" é um estudo de planejamento de alternativas de oferta de água para as sedes municipais da região Nordeste do Brasil e Norte de Minas Gerais, totalizando um universo de mais de 1.300 municípios e 34 milhões de habitantes. O estudo foi coordenado pela Agência Nacional de Águas e contou com a cooperação das Secretarias de Recursos Hídricos dos Estados e acompanhamento do Ministério da Integração Nacional, do Ministério das Cidades e do Ministério da Saúde.
O Atlas Nordeste procurou identificar onde está a água, como e com que qualidade chega às sedes municipais e qual a melhor forma de abastecer, a menores custos, as populações com abastecimento não satisfatório até 2015.
Grupo técnico de apoio
Outra atividade da Cipe São Francisco está marcada para o próximo dia 18 de março. Trata-se da primeira reunião dos deputados com o grupo técnico de apoio sugerido pelos ambientalistas Apolo Heringer Lisboa e Thomaz Matta Machado, num ciclo de debates sobre a transposição do São Francisco realizado em 2007.
"Vários órgãos e entidades responderam positivamente, aderindo ao grupo de apoio. Teremos a presença já confirmada do prefeito da cidade alagoana de Piranhas, representantes de colônias de pescadores e dos comitês de bacia hidrográfica do São Francisco e seus afluentes, além da Emater-MG, do IGAM, da Feam e do Projeto Manuelzão", informa o coordenador da Cipe, deputado Gil Pereira.
(Ascom AL-MG, 03/03/2008)