O alto índice de incidência de câncer na cidade de Unaí, Noroeste de Minas Gerais, será discutido pela Comissão de Saúde em audiência pública que será realizada naquele município, na quinta-feira (13/03), às 9h30, no Itapuã Iate Clube (Rua Ursulino Brochado 267, Centro). O objetivo da audiência é que profissionais da área de saúde, cidadãos, especialistas e representantes de órgãos públicos debatam as causas do problema e medidas para diminuir a incidência da doença.
O requerimento da reunião foi feito pelo deputado Delvito Alves (DEM), a partir da manifestação dos vereadores do município, da Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (Anmecc) e da Associação Médica de Unaí, que se mostraram preocupados com o aumento de casos de câncer na região.
Segundo dados da Anmecc, a maior incidência é de câncer de próstata, e em segundo lugar, de mama. O presidente da associação, Miguel Rodrigues, afirma que o índice é alto - 330 casos por 100 mil, número maior que a média brasileira. Ele informou que ainda não existem estudos científicos que identifiquem as causas, mas que a população e os meios de comunicação levantam a possibilidade de que os casos sejam provocados por água contaminada e consumo de frango.
De acordo com Miguel Rodrigues, a Anmecc funciona oficialmente há mais de um ano, mas antes já vinha prestando atendimentos à comunidade local. Ele disse, ainda, que atualmente cerca de 160 pacientes são atendidos e que a partir desse trabalho foi possível reduzir a incidência de óbitos por câncer, que antes era de 90%, para menos de 12%.
(Ascom AL-MG, 03/03/2008)