O combate ao desmatamento buscar no Paraná ganhou um reforço importante: imagens de satélite vão ajudar a identificar o ponto exato da derrubada das árvores. Com a ajuda do satélite foram encontradas 103 áreas de desmatamento no Centro e no Sul do estado.
O sistema mostra uma fotografia da região. Pontos vermelhos são regiões que tiveram a mata destruída. Por enquanto, apenas áreas superiores a 900 metros quadrados são identificadas.
Até o ano que vem será possível descobrir espaços bem menores, equivalentes ao local ocupado por uma árvore. Com a nova ferramenta, os fiscais do meio ambiente conseguem identificar do escritório locais que tiveram a mata derrubada. A cada dois meses sai um novo relatório e, dessa maneira, quem desmata não consegue mais se esconder.
No total, 36 áreas de floresta derrubada que apareceram nas imagens foram vistoriadas por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Força Verde. Em 18 locais, foi confirmado que o desmatamento era ilegal e os responsáveis foram multados.
(
G1, 04/03/2008)