A direção da Penitenciária PM Major Zuzi Alves da Silva, localizada em Água Boa, a 736 quilômetros de Cuiabá, na região nordeste do Estado, preocupada com a destinação do lixo sólido produzido no interior da unidade, instituiu um programa de coleta seletiva do lixo.
Com a participação dos servidores e dos reeducandos, hoje num total de 294 presos, estão sendo recolhidos plástico, papelão, garrafas pet entre outros. O responsável pelo almoxarifado da unidade, o servidor Vilmar Ernandes, explicou que ao encaminhar produtos de limpeza e higiene para os reeducandos eles devolvam as embalagens vazias a fim de que seja dado o destino adequado a elas.
O diretor da unidade prisional, Silvio Aparecido Ferreira, disse que outras ações serão implementadas na unidade a fim de aprimorar o programa de coleta seletiva de lixo sólido entre elas a implantação de um depósito para classificação, aterro sanitário para destinar o lixo orgânico. Além disso estão sendo programadas palestras e cursos para orientar os reeducando e servidores, em parceria com a Prefeitura Municipal.
O programa de coleta seletiva de lixo sólido foi implantado a 60 dias. O lixo recolhido na Penitenciária PM Major Zuzi Alves da Silva é recolhido por uma empresa conveniada com a Prefeitura para uma usina de reciclagem do município, onde é feita nova seleção do material que depois é prensado e enviado para indústrias de outros estados.
(Silvana Ribas, Gazeta Digital, 03/03/2008)