Os problemas ambientais não tem fronteiras, tampouco os sonhos e esperanças de milhões de pessoas que buscam um mundo melhor e a possibilidade de viver com dignidade a partir dos resíduos que a sociedade produz. Para trocar as mais variadas experiências catadores dos cinco continentes estão reunidos desde o último sábado (1/03) e até hoje (4/03), em Bogotá, Colômbia, para III Congresso Latino-americano e o I Congresso Mundial de Recicladores de Resíduos Sólidos.
O objetivo do encontro é fortalecer a organização e conexão global de catadores e catadoras de materiais recicláveis, buscando o reconhecimento e inclusão social e econômica dos trabalhadores. Além de dar visibilidade às suas contribuições como trabalhadores que realizam um serviço público, incidindo no meio ambiente, na saúde pública e na economia local.
Durante o evento, serão discutidos temas como a cadeia produtiva de reciclagem, políticas públicas para o manejo de resíduos sólidos, riscos da privatização dos resíduos sólidos, entre outros. Participam do evento organizações sindicais e do trabalho informal, movimentos sociais de catadores e outras organizações de trabalhadores, assim como ONGs, organizações de cooperação e de pesquisa.
(Adital, 04/03/2008)