Em reunião ocorrida na última quinta-feira (28), sob a coordenação do secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luiz Fernando Záchia, a presidente da CaixaRS, Susana Kakuta, e o consultor florestal Floriano Isolan, apresentaram a secretários de Estado e entidades governamentais parceiras o plano de metas e ações a serem feitas em toda a cadeia produtiva da madeira do Estado.
Este é o primeiro dos projetos estruturantes do Governo Yeda que está em fase de consolidação. O apoio metodológico e estrutural é feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão. O objetivo é articular ações entre entidades públicas e privadas, com finalidade de facilitar e apoiar a cadeia madeireira do Rio Grande do Sul, desenvolvendo projetos empreendedores com inovação e tecnologia.
Também serão estimuladas ações juntas ao Arranjo Produtivo Local (APL), que consiste na cooperação entre todos os atores da cadeia, sejam públicos ou empresariais. Será fomentada a criação de clusters regionais, ou seja, aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisas.
Um dos trabalhos a serem desenvolvidos será a criação de um sistema de informações setorial dinâmico, contando com o apoio de instituições como a Fundação de Economia e Estatística (FEE), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Emater/RS, da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos internacionais, da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria Especial de Irrigação, da Secretaria do Planejamento e Gestão, da Secretaria da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Infra-estrutura e Logística e outras.
Participaram da reunião o secretário da Luiz Fernando Záchia, e seu adjunto Josué Barbosa, os secretáriod do meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, da Secretaria do Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, de Irrigação, Rogério Porto, da Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel, os presidentes da Fepam, Ana Pellini, da FEE, Adelar Fochezatto, da Emater/RS, Mário Nascimento, o diretor Executivo da Garantia RS, Darci Ferreira, o diretor de Operações da CaixaRS, Rogério Wallau, o diretor Administrativo e de TI, Juarez Molinari, além de técnicos e consultores das secretarias envolvidas.
(Governo do Rio Grande do Sul, 03/03/2008)