A Coleta Seletiva está sendo implantada em Gravataí e deve abranger todas as regiões da cidade em breve. Para que a coleta ganhe força e colaboração da população, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) está visitando as residências para orientar sobre a importância do processo e como fazer a separação do lixo.
Os funcionários da SMSU explicam sobre a melhor forma de separar garrafas, papéis, vidros, metais, pneus, óleo de frituras, lâmpadas, pilhas, baterias e outros. Além disso, comunicam o dia e o horário em que o caminhão passa pela região. Ao todo, 48 bairros já recebem a Coleta Seletiva.
Segundo a SMSU, os 16 agentes que fazem as visitas já encerraram os trabalhos na zona urbana. Nesta semana, foram iniciados os trabalhos na zona rural da cidade. A estimativa é de que em 20 dias seja possível concluir o trabalho de orientação.
Resultados
"A população reagiu muito bem e sentimos logo a diferença. Pensamos que fosse demorar mais tempo para as pessoas se adaptarem, mas logo nos primeiros dias que implantamos as novas rotas os caminhões começaram a voltar cheios, mostrando que as pessoas realmente estão com vontade de ajudar", avalia o titular da SMSU, Paulo Bones.
Para fácil identificação, os funcionários da Prefeitura que visitam as residências usam uniformes da Coleta Seletiva. Mais informações sobre pelo telefone 3431-5171.
(Prefeitura de Gravataí, 03/03/2008)