O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, disse nesta segunda-feira (03/03) que a crise entre Venezuela, Colômbia e Equador não mudará a atuação da corporação na Amazônia e na fronteira com países vizinhos.
Corrêa disse que o foco da PF no momento é o combate ao desmatamento. "Estamos com o foco na preservação da Amazônia. Temos uma operação em andamento que também implica em presença de Estado na região", declarou.
O ministro Tarso Genro (Justiça) evitou comentar a situação. Disse apenas que a questão será tratada pelo Ministério das Relações Exteriores, instruído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente deve conversar nesta segunda-feira, por telefone, com a presidente argentina, Cristina Kirchner, sobre o conflito entre os três países após a morte de "Raúl Reyes", porta-voz das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e considerado o "número dois" da guerrilha.
Além de Luis Edgar Devia, o verdadeiro nome de "Reyes", morreram outros 19 guerrilheiros em operação militar colombiana no último sábado.
(Por LORENNA RODRIGUES, da
Folha Online, 03/03/2008)