Ministros da América Latina e da União Européia se reúnem nesta terça-feira (04/03) em Bruxelas para debater os desafios criados pela mudança climática, em um encontro que busca delinear uma posição comum às vésperas da cúpula bi-regional de Lima, em maio próximo.
Organizada pela presidência eslovena da UE, a reunião abrangerá questões como "a adaptação, a mitigação, a produção e a utilização de energias renováveis, os impactos sobre la biodiversidade e as possibilidades de cooperação bi-regional" em relação à mudança climática.
Na América Latina, que em seu conjunto representa apenas 8% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, vários governos estão aplicando voluntariamente políticas dirigidas a reduzir esse tipo de emissão. O Brasil, por exemplo, centrou seus esforços na utilização de energia renováveis, no desenvolvimento de biocombustíveis e numa política antidesmatamento.
Nesse sentido, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, terá uma agenda intensa em Bruxelas, além do encontro oficial, com uma visita à Comissão Européia e uma participação em um debate no Europarlamento.
(AFP, Globo, 03/03/2008)