José Eleir de Macedo: “Para a gente conseguir salvar o Castelhano é preciso muita coisa”
Desde o ano passado, todas as segundas-feiras integrantes do Rotary Clube Venâncio Aires se reúnem para tratar do projeto SOS Castelhano. Conforme o presidente do clube, José Eleir de Macedo, as ações em prol do arroio que fornece água para a cidade já começaram, mas não têm data para terminar. “Esperamos que dure a vida toda”, diz.
Já no dia 18 de março o clube vai realizar reunião com a participação de um representante da Corsan para falar sobre a situação do Castelhano e possíveis alternativas para recuperá-lo. Ainda este mês, no dia 29, está agendada uma limpeza no arroio.
Entre os pontos que o clube pretende abordar com o SOS Castelhano está a destinação e tratamento correto dos óleos e resíduos de oficinas mecânicas, o recolhimento de óleo de cozinha, o reflorestamento das margens do arroio, o contrabando e a destinação correta de agrotóxicos, a coleta seletiva, a recuperação das vertentes e de toda a bacia hidrográfica do Castelhano. Além disso, serão realizados trabalhos de conscientização nas escolas situadas próximo do arroio, com atividades e palestras. “Para a gente conseguir salvar o Castelhano é preciso muita coisa”, conclui o presidente do clube.
(Folha do Mate, 03/03/2008)