A preservação dos cavalos-marinhos nas Praias de Porto de Galinhas e de Maracaípe, no município de Ipojuca (PE), foi cobrada, na semana passada, pelo deputado Carlos Santana (PSDB). "Em 2001, quando estava à frente do Executivo Municipal, firmei um convênio com o Projeto Hippocampus para implementar, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sedetma), a base de preservação dos cavalos-marinhos. No ano de 2005, com a nova administração municipal, o projeto deixou de ter continuidade", criticou.
De acordo com o parlamentar, o convênio tem entre os principais objetivos o conhecimento da biologia dos cavalos-marinhos; estudos da espécie em laboratório e em cativeiro e a implementação de programas de educação ambiental para a comunidade. "O município alugou uma casa para sediar o projeto, que seria adaptada para trabalhos de laboratórios e visitação do público", observou. O projeto também teve o apoio do Laboratório de Aqüicultura Marinha (Labaquac), das empresas Tecmares e do Instituto Ecológico Aqualung.
Santana foi procurado pela coordenadora do projeto, Rosana Silveira, que ingressou com uma ação contra a Prefeitura no Ministério Público Estadual. "Ela informou que o programa estava em vias de extinção, porque o Legislativo Municipal não paga mais o aluguel da sede e há uma ação de despejo", contou, solicitando que a Prefeitura analise o caso e, se necessário, promova uma intervenção no convênio, garantindo a continuidade da iniciativa.
Ciclovia
O tucano registrou, ainda, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma ciclovia que ligará a Praia de Porto de Galinhas até o distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. "O contrato foi assinado, ontem, pelo governador Eduardo Campos, acompanhado do presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), e do secretário de Turismo, Silvio Costa Filho", destacou, agradecendo, em nome da população do município. A obra vai atender a mais de 1.500 trabalhadores que vivem do turismo.
(Governo do Estado de Pernambuco, 29/02/2008)