Com a chuva dos últimos dias, foram registrados mais de 50 milímetros de precipitação em 24 horas, mesmo assim a equipe técnica do Departamento de Águas e Esgoto de Bagé (Daeb) se mantém alerta em relação aos níveis dos reservatórios municipais.
O volume total de precipitação foi medido na Estação de Tratamento de Água do Daeb (Eta) e registrou a ocorrência de 55 milímetros de chuva. O nível foi medido entre 9h de quinta-feira (28/02) e 9h de sexta-feira (29/02). Com este volume, o mês de fevereiro chegou a 132 milímetros de precipitação pluviométrica.
Ainda que a última chuva tenha amenizado a estiagem, principalmente para as pastagens, a direção do Daeb, junto com o corpo técnico responsável, realizará, no dia 15 de março, uma avaliação geral dos níveis das barragens e do consumo da população.
A Barragem da Sanga Rasa está com 5 metros e 30 centímetros abaixo do nível normal. Já a do Piraí está 2 metros e 40 centímetros aquém da normalidade.
De acordo com dados fornecidos pela coordenadoria de comunicação da prefeitura, desde novembro do ano passado Bagé tem registrado chuvas abaixo da média histórica. (veja Box com a tabela).
A situação já preocupa e é motivo de citações nos noticiários estaduais, ainda que não esteja em crise de abastecimento. Mesmo assim a direção do Daeb apela ao bom senso da população para que o consumo seja consciente e que avisem as equipes da autarquia em relação a vazamentos da rede pública.
(Jornal Minuano, 01/03/2008)