O deputado Nelson Härter (PMDB) protocolou pedido, junto à Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa gaúcha, da qual é presidente, solicitando a realização de audiência pública para acompanhar o desenvolvimento dos projetos de geração de energia, no Estado do Rio Grande do Sul. O deputado atendeu ao pedido da Força Sindical.
Härter registrou que a audiência atuará como meio de verificação do andamento dos projetos contemplados pelo Programa de Incentivo às Fontes de Energia Alternativa (Proinfa), nas áreas de energia eólica, pequenas centrais hidrelétricas e usinas de biomassa. Também informará sobre as propostas nas áreas de carvão mineral, gás natural, petróleo e outros projetos de usinas hidrelétricas que estão sendo implementados no Estado.
Dentre os motivos justificados pelo deputado para a apresentação do requerimento estão: a necessidade de discussão a respeito da aquisição pela Fortuny Energia S.L, da Espanha, dos projetos de parques eólicos nos municípios de Piratini, Jaguarão e Santana do Livramento, com investimento de U$ 500 milhões, cuja geração de energia alcançará 223 megawatts (MW); o acompanhamento da implantação da termelétrica Seival II, em Candiota, com investimento de U$ 1,8 bilhão da empresa MPX, que proporcionará cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos. Härter pretende ainda, proporcionar o debate sobre as possibilidades de prospectar petróleo na Bacia de Pelotas, na Metade Sul e de explorar energia fóssil no RS.
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 29/02/2008)