Com o propósito de divulgar o Programa Clima Legal, lançado no último domingo pela Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi), o deputado Jailson Lima (PT) entregou aos demais parlamentares da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, durante a sessão ordinária da última quarta-feira (27/02), mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica catarinense, entre elas o ipê amarelo e o pau brasil. O evento ocorreu no município de Atalanta, mais especificamente no pé da Serra do Pitoco, e reuniu cerca de 60 pessoas para o plantio de 800 novas árvores.
Jailson ressaltou que o programa tem como meta incentivar a adoção e o plantio de mudas para o seqüestro de carbono, ajudando, assim, a amenizar os efeitos do aquecimento global. É também uma estratégia para a conscientização ambiental, o fortalecimento institucional da Apremavi e para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, hoje com apenas 7% da área original.
“Através de suas ações positivas, a entidade conquistou reconhecimento internacional”, frisou o deputado. Por sua atuação na área ambiental a Apremavi já conquistou os prêmios Ford de Conservação Ambiental, Fritz Müller, Expressão de Ecologia e Bem Eficiente, os troféus Amigo da Comunidade, Lobo Guará e Talentos Empreendedores, além do Diploma de Mérito Basílio Correia de Negredo.
O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia, deputado Décio Góes, acredita que a iniciativa de seu colega de partido pretende reforçar a necessidade de reflorestamento. Ele disse estar preocupado com a situação, já que dados de um levantamento feito pela Epagri mostraram uma elevação de 2º centígrados na temperatura média do Estado. “As mudanças já ocorreram e estão dando seus sinais. Cabe-nos contribuir para reverter a situação.”
Preservação e recuperação
O lançamento do Programa Clima Legal marcou os 20 anos de criação da Apremavi, entidade com sede em Rio do Sul e um viveiro em Atalanta. Desde então seus voluntários trabalham na defesa, preservação e recuperação do meio ambiente, sempre visando ampliar as condições de qualidade de vida da região.
Algumas espécies plantadas no domingo já estão na lista das ameaçadas de extinção, como é o caso da imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina. Maiores informações sobre o Programa Clima Legal podem ser obtidas no site da Apremavi (www.apremavi.org.br).
(Por Tatiani Magalhães,Alesc, 29/02/2008)