Os mato-grossenses passaram a ter um dia específico para difundir atividades de prevenção aos crimes ambientais e, por conseqüência, do aquecimento global, um dos problemas que mais preocupam as autoridades mundiais atualmente. Projeto recém aprovado pela Assembléia Legislativa instituiu o dia 15 de outubro como o Dia Mato-Grossense da Mobilização contra o Aquecimento Global.
A matéria, de autoria do deputado Maksuês Leite (PP), prevê medidas governamentais em Mato Grosso para o enfrentamento dos fatores que venham a contribuir para o aquecimento global, como, por exemplo, as queimadas no Estado, um dos líderes nesse tipo de atividade no país.
Segundo o projeto de Maksuês, o governo local fica responsável por estimular práticas e hábitos junto à sociedade civil que orientem para a prevenção de crimes ambientais que levam ao aumento do aquecimento global. As medidas também serão levadas às escolas, cujos alunos e professores passam a ser agentes multiplicadores das ações preventivas.
Maksuês justifica o projeto, oficializado através da Lei 8.740, como uma forma de se impedir que o problema do aquecimento global se torne irreversível no planeta, o que poderia trazer, entre outras coisas, sérios danos à saúde das populações.
(Por Gilmar Lisboa, AL-MT, 25/02/2008)